O que fazer nos primeiros ataques de pânico

O que fazer nos primeiros ataques de pânico

As primeiras crises de ansiedade ou ataque de pânico geralmente são as piores, pois vêm carregadas de sensações desagradáveis, muitas delas diferentes para você. Não é difícil ouvir depoimentos de pessoas que pensaram ser um ataque cardíaco ou uma doença mortal. Mas, quando chegam ao consultório médico, descobrem que a saúde está muito boa e não há nada, pelo menos fisicamente. Mesmo depois de ouvir um diagnóstico positivo, sempre fica aquele pressentimento de que algo está errado. Por isso listamos as quatro piores sensações das crises de pânico e ansiedade para você perder o medo e aprender a lidar com elas.

As dicas a seguir não substituem a orientação médica ou terapias. Porém, reconhecer as sensações durante esses episódios ajuda no tratamento. Se você já passou por momentos que reúnem esses sintomas, saiba que pode ser ansiedade e pânico e há tratamento.

1 – Coração acelerado

Sensação que mais causa medo durante a crise, os batimentos cardíacos acelerados ocorrem por conta da adrenalina que é liberada, que faz o sangue chegar mais rápido no órgão e aumentar a frequência cardíaca. Primeiro, é importante saber que você não vai ter um infarto. Sente em um local confortável e espere. Os batimentos diminuirão nos minutos seguintes. Uma dor de infarto é bem diferente e intensa da que você sente.

O cardiologista André Gomes Andrighetto explica que os transtornos nunca irão se transformar em um infarto. São situações muito diferentes. Porém, é interessante fazer exames periódicos para tirar isso da cabeça.

Leia também: Entenda a diferença entre infarto e síndrome do pânico

2 – Falta de ar

A falta de ar geralmente acompanha a crise do pânico e aumenta a sensação de agonia durante o transtorno. Para melhorar o bem-estar, a respiração deve ser o foco de toda a sua atenção. Tente respirar de forma lenta e profunda, sinta o ar entrando aos poucos em seu corpo até que o peito se abra e até onde não conseguir mais inspirar. Em seguida, solte o ar vagarosamente pelas narinas. Repita esse procedimento.

3 – Suor frio

O famoso “estou suando frio” ou até mesmo o suor excessivo também são desconfortos da crise de pânico. Essa sensação também passa com o tempo. Tente relaxar. Lave o rosto e tome uma água bem devagar. Depois, espere.

4 – Formigamento

Causado geralmente pela hiperventilação, o formigamento acaba deixando a pessoa ainda mais preocupada durante as crises de pânico. O modo para pará-lo é fazer exercícios de respiração, como descrito acima.

Agora que você já sabe sobre as piores sensações e pode relaxar na próxima vez que sentir algo parecido. Para melhorar, veja alguns tratamentos para eliminar a ansiedade de vez.

Programa Pânico Terapia

 

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de autoria de: Eduardo Correia

Idealizador do projeto Pânico Terapia.

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